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Proposta Pedagógica

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Proposta Pedagógica do Colégio Alternativo de Hortolândia

O Colégio Alternativo atende as exigências da legislação educacional aplicada de forma atualizada e baseada em dois conceitos norteadores:
Interdisciplina
Contextualização
Atendemos Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.

Educação Infantil (manhã, tarde e integral).
Etapas:
Maternal I ———-  Crianças de 2 (dois) anos de idade.
Maternal II ——— Crianças de 3 (três) anos de idade.
Jardim I ————- Crianças a partir de 4 (quatro) anos de idade.
Jardim II ———— Crianças a partir de 5 (cinco) anos de idade.

A Educação Infantil, nos termos do art 29,30 e 31 do LDB nº 9394/96, na primeira etapa da Educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Ensino Fundamental – (manhã, tarde e integral).
A Lei 11.274/06 que alterou a redação dos artigos 29,30,32 e 87 da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória á partir de 6 (seis) anos de idade.
O Colégio Alternativo de Hortolândia iniciou em 2007 a implantação do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.

Em 23-12-09 o Dirigente Regional de Ensino de Sumaré autorizou o Colégio Alternativo funcionar com os seguintes cursos:

O Colégio Alternativo tem por finalidade e objetivo oferecer cursos de Educação Infantil ao Ensino Médio de acordo com o disposto na LDB 9.394/96, Deliberação CEE 01/99 e Indicação CEE 04/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
A atuação da escola fundamenta-se nos princípios de respeito à dignidade e aos direitos da pessoa humana, sintonizando o processo de ensino aprendizagem às tendências educacionais atuais. A escola objetiva também promover a formação integral do educando, na preparação do aluno para o mundo e suas contradições, visando à formação de cidadãos autônomos, críticos e éticos, que sabem respeitar as regras e serem respeitados. Cidadãos agentes e conscientes do seu papel na sociedade, capazes de agir e decidir por si próprios, prontos para enfrentar desafios, assegurando o exercício à cidadania.