A adaptação escolar acontece sempre que a criança se depara com uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente, seja mudança de escola ou de turma.
Em alguns casos, o novo gera insegurança e ansiedade em qualquer idade e, na Educação Infantil, esse processo é ainda mais intenso.
Aqui no Alter as crianças tem um período mais curto dentro da escola justamente para evitar que se sintam desgastadas com essa transição.
Nesse período o foco está em atividades lúdicas, regadas a muito cuidado e carinho para que elas se sintam acolhidas.
Confira alguns pontos sobre as principais dúvidas relacionadas à adaptação na Educação Infantil:
Planejando o período de adaptação
Antes do início das aulas, os pais se reúnem com os professores para se conhecerem melhor e entender as necessidades de cada criança.
Recepcionando as crianças
Para que a criança estabeleça um primeiro vínculo, ela é sempre recebida pela mesma pessoa, de preferência, algum dos educadores da turma. No entanto, aos poucos, é preciso que ela crie consciência de que a escola é um espaço coletivo.
Despedida dos familiares
Este momento costuma ser regado a choro e negação da separação. Para evitá-lo, alguns pais aproveitam a distração dos filhos para ir embora despercebidos. Cuidado com esse tipo de atitude: no momento em que a criança percebe que está sozinha, o choro vem acompanhado de um sentimento de abandono e desespero. A despedida é fundamental para a adaptação.
Fique por dentro das novidades e atividades da escola!