A educação infantil é a base para um bom desenvolvimento educacional global, onde além de apresentar os conceitos curriculares, desenvolver o aspecto cognitivo, estimular a criatividade, propicia a construção da identidade social com valores de respeito, solidariedade, afetividade e empatia, reforçando ainda a autonomia e proatividade.

O objetivo geral da Educação Infantil do Colégio Alternativo de Hortolândia é, mediante condições adequadas de bem-estar, oferecer às crianças atividades curriculares estimuladoras e desenvolver seus aspectos físico, psicológico, linguístico, moral e social, ampliando suas experiências e estimulando o interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade em que vive.

O Colégio, oferece curso do Maternal ao Jardim II, atendendo crianças de 02 a 05 anos.

Nosso material didático é bem dinâmico e constantemente atualizado, conforme as novas diretrizes educacionais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, proporcionando aos alunos vivenciar o aprendizado em seu dia a dia.

img
flutuante_sup flutuante_inf

Material Didático

Nosso material didático é bem dinâmico e constantemente atualizado, conforme as novas diretrizes educacionais da BNCC – Base
Nacional Comum Curricular, proporcionando aos alunos vivenciar o aprendizado em seu dia a dia.

img

A coleção SAE “A Criança e o Mundo” é cuidadosamente projetada para atender a todos os grupos etários da Educação Infantil, contando com:

  • Propostas de atividades que estimulam a interação e a ludicidade;
  • A valorização do conhecimento prévio da criança para o desenvolvimento da sua autonomia;
  • O desenvolvimento dos saberes emocional, histórico, social, cultural, tecnológico e científico;
  • Soluções para o uso relevante da tecnologia educacional;
  • Projeto gráfico visualmente atrativo e estimulante;
  • Orientações pedagógicas e encaminhamentos para o professor;
  • Atualização constante das informações, conforme a BNCC.

Além das salas de aulas, contamos com espaços:

icone

Horários de atendimento: de segunda a sexta-feira.

Manhã: 07h40 – 11h40Tarde: 13h15– 17h15
OBS.: Período de pandemia - consultar horários diferenciados na secretaria da unidade I.

float_topfloat_top

Cardápio Lanche

Cardápio Lanche Educação Infantil 2022 – Colégio Alternativo de Hortolândia

img img

1ª Semana

Segunda-Feira

Pão tipo bisnaguinha,
rosquinhas e
achocolatado

Terça-Feira

Sanduíche natural,
achocolatado, suco
e fruta

Quarta-Feira

Cookies, fruta e leite
fermentado

Quinta-Feira

Pão tipo sovado,
bolacha doce e
iogurte

Sexta-Feira

Bolacha salgada,
biscoito polvilho, suco
e vitamina de fruta

2ª Semana

Segunda-Feira

Bolacha recheada,
pão de forma e leite
fermentado

Terça-Feira

Pão doce, sequilhos,
suco e água de coco

Quarta-Feira

Barrinha de cereal,
bolinho e danone

Quinta-Feira

Pão a escolha, iogurte
e leite

Sexta-Feira

Bolo, torradinha, suco,
chá e fruta

Srs. Pais / Responsáveis, pedimos a gentileza de NÃO enviarem doces/salgadinhos, entre outras guloseimas. Os alunos do período integral deverão trazer dois lanches e uma fruta diariamente. A cantina do Colégio NÃO atende os alunos da Educação Infantil. Contamos com a colaboração de todos. Att. Equipe Gestora

Lista de Materiais

Maternal l e ll

Jardim l e ll

Uso pessoal - Materiais que deverão estar diariamente na mochila.
Trazer no 1º dia de aula:

  • 01 Estojo com no mínimo 03 divisórias;
  • 01 Conjunto de caneta hidrográfica 12 cores;
  • 01 Apontador com depósito;
  • 01 Lápis preto;
  • 01 Borracha;
  • 01 Caixa de lápis de cor 12 cores;
  • 01 Caixa de giz de cera grosso;
  • 02 Caixas de lenço de papel;

Período de entrega 17/01 ao dia 21/01/2022, na secretaria do Colégio

  • 02 Tubos de cola branca
    grande;
  • 02 Colas bastão grande;
  • 01 Pincel chato nº 08;
  • 01 Tesoura ponta redonda;
  • 01 Caderno capa dura de
    desenho grande (96 folhas);
  • 01 Caixa de massa de
    modelar;
  • 01 Avental ou camiseta para
    pintura;
  • 01 livro de História, indicado para a
    faixa etária 2/3 anos;
  • 01 caixa de tinta guache;
  • 100 Folhas A4 branco;
  • 01 Pasta Ofício com grampo
    plástico (maternal II);
  • 02 EVA com gliter;
  • 01 Protetor plástico para crachá
    com prendedor;
  • 01 Metro de TNT;

Obs.: Lembramos que é possível reutilizar materiais do ano anterior. Fazer reposição sempre que necessário. Todos os materiais deverão estar identificados com o nome completo do aluno e o ano.

Imprimir

Uso pessoal: Materiais que deverão estar diariamente na mochila.
Trazer no 1º dia de aula.

  • 01 Estojo com no mínimo 03
    divisórias;
  • 02 Tubo de cola branca grande;
  • 01 Colas bastão grande;
  • 01 Conjunto de canetas
    hidrográficas – 12 cores;
  • 01 Tesoura ponta redonda;
  • 01 Apontador com depósito;
  • 02 Lápis preto;
  • 01 Borracha grande;
  • 01 Caixa de lápis de cor –
    24 cores;
  • 01 Caixa de giz de cera grosso;
  • 01 Caixas de lenço de papel;

Período de entrega 17/01 ao dia 21/01/2022, na secretaria do Colégio.

  • 01 Pincel chato nº 08;
  • 01 Caderno capa dura de desenho
    grande (96 folhas);
  • 01 Caderno capa dura grande
    (96 folhas);
  • 01 Caixa de massa de modelar;
  • 01 livro de História, para faixa
    etária 4/5 anos ;
  • 01 Avental ou camiseta para
    pintura;
  • 01 caixa de tinta guache;
  • 01 Pasta Ofício com grampo
    plástico;
  • 100 Folhas A4 branco;
  • 02 EVA;
  • 01 protetor plástico para
    crachá com prendedor;

Obs.: Lembramos que é possível reutilizar materiais do ano anterior. Fazer reposição sempre que necessário. Todos os materiais deverão estar identificados com o nome completo do aluno e o ano.

Imprimir
float_top

Adaptação Educação Infantil

Separação, apesar de necessário, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a família, mas é superado em pouco tempo.

img
01

O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar no colégio.

A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo separação.

img
02

Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola.

img
03

Não recomendamos deixar o educador com o encargo de tirar a criança do colo do responsável, pedimos a compreensão da família que tome a iniciativa.

img
04

A sala de atividades é um espaço novo, sendo assim a criança terá interação com outros coleguinhas, portanto a presença dos pais nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de seus pais.

img
05

Os familiares devem respeitar o período de adaptação estabelecido pelo colégio para que a criança não tenha uma adaptação aparente, na qual poderá ficar bem no início, mas posteriormente apresentar resistência em permanecer no colégio.

 

img
06

A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno (manhã ou tarde).

Sigam os horários de adaptação, assim tornará mais aconchegante nossa acolhida ao seu filho(a).

Horários da Adaptação

Manhã

1º Dia

07:35 às 08:35

2º Dia

07:35 às 09:35

3º Dia

07:35 às 10:00

4º Dia

07:35 às 10:35

5º Dia

Horário Normal

Tarde

1º Dia

13:10 às 14:10

2º Dia

13:10 às 15:10

3º Dia

13:10 às 15:45

4º Dia

13:10 às 16:00

5º Dia

Horário Normal

Papai e Mamãe,
trazer o meu
lanchinho a
partir do 2º dia!

img
Fale Conosco

Fale com o Colégio Alternativo!

Um grande sucesso começa com
uma grande parceria

img
img
img
img
img